14ª capacitação: curso ensinou como criar e lucrar com as abelhas

A oferta da segunda edição do Curso Trabalhador na Apicultura é o passo mais recente do Programa de Capacitações da Prefeitura de Goianá, em curso desde o ano passado. Atendendo a uma programação prévia voltada para o assentamento, as aulas foram realizadas entre os dias 9 e 13 de abril.

Foi a 14ª capacitação que se tornou realidade desde janeiro de 2017. O trabalho é resultado da parceria envolvendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Novo e a Prefeitura de Goianá, por meio da Secretaria de Promoção Social e da Diretoria de Indústria, Comércio e Meio Ambiente.

O curso contou com aulas práticas e teóricas focadas nas técnicas para transformar a criação de abelhas num negócio lucrativo a partir do processamento do mel e da cera. Com esta, chegou a seis o número de capacitações realizadas em 2018. A lista deste ano ainda inclui os cursos de Doce de Leite (2ª edição), de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (2ª edição), de Apicultura (1ª edição) e de Fabricação de Cachaça.

Já em 2017, aconteceram os cursos de Fabricação de Picles, de Doce de Leite (1ª edição), de Aparação de Cascos e Ferrageamento, de Prevenção de Acidentes, de Móveis em Bambu, de Artesanato de Fibras Naturais (1ª edição), de Produção Artesanal de Alimentos e de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins.