Capacitação ensinou produtores a gerar renda a partir do própolis

Agora, um grupo de produtores rurais do Assentamento Dênis Gonçalves sabem melhor como obter renda a partir da extração e comercialização do própolis. Eles participaram do Curso Trabalhador Rural na Criação de Abelha Para a Produção de Própolis. Com aulas nos dias 10, 11 e 12 de setembro, foi a 21ª capacitação profissional realizada em Goianá em menos de dois anos.

Assim como nas oportunidades anteriores, o curso foi uma promoção conjunta envolvendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Novo e a Prefeitura de Goianá, por meio da Secretaria de Promoção Social e da Diretoria de Indústria, Comércio e Meio Ambiente. Qualquer pessoa pode solicitar cursos profissionalizantes à Prefeitura. A realização das capacitações leva em conta a viabilidade e o número mínimo de participantes.

Além da Produção de Própolis, a lista dos cursos realizados em 2018 inclui o de Áreas Degradadas, de Manutenção e Operação de Trator Agrícola, de Defumado Suíno, de Trabalhadores Florestais Polivalentes/Recuperação e Proteção de Nascentes, de Apicultura (1ª e 2ª edições), de Cuidador de Idosos (1ª e 2ª edições), de Doce de Leite (2ª edição), de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (2ª edição), de Fabricação de Cachaça e de Fibras Naturais Flexíveis.

Já em 2017 foram oferecidos os cursos de Fabricação de Picles, de Doce de Leite (1ª edição), de Aparação de Cascos e Ferrageamento, de Prevenção de Acidentes, de Móveis em Bambu, de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (1ª edição), de Produção Artesanal de Alimentos e de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins.