Comitê Executivo finaliza mais uma etapa do Plano de Resíduos Sólidos de Goianá

Na quarta-feira, dia 25, a Prefeitura cumpriu mais uma etapa do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Por meio de uma videoconferência realizada na Câmara Municipal, o Comitê de Coordenação e Execução do projeto se reuniu com o representante técnico da Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis (SC). A empresa foi contratada pelo município para prestar suporte técnico na elaboração do PMGIRS.

O encontro teve como objetivo aprovar o “Produto 3”, que é um dos volumes que compõem o Plano e será apresentado à Caixa Econômica Federal. O PMGIRS é um instrumento de planejamento, que deve ser elaborado por todos os municípios brasileiros conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei Federal n° 12.305/2010.

O PMGIRS de Goianá vai determinar metas para a gestão dos resíduos sólidos para um horizonte de 20 anos, promovendo o manejo ambientalmente adequado e sustentável. As regras deverão seguir às seguintes diretrizes: Não gerar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Promover o tratamento e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.