Notícias

Conteúdo de alto nível marca retomada do Encontro de Produtores de Goianá

A tarde foi de capacitação técnica e valorização de quem planta e colhe o nosso sustento. Aconteceu hoje (dia 28), o IX Encontro de Produtores de Goianá e VI Seminário Sobre Meio Ambiente. Realizado na Sala da Banda Gustavo Ribeiro (Centro Cultural), o evento contou com bom público, incluindo representantes dos colonos da Fazenda de Sant’Anna, do Assentamento Dênis Gonçalves, da AFAGO e de produtores em geral.

Na abertura do evento, o prefeito Estevinho Barreiros fez questão de reafirmar a determinação da Prefeitura em fornecer todo o apoio necessário ao desenvolvimento do setor agropecuário. “Muito se fala em trazer indústrias para Goianá, mas a verdadeira sustentação da nossa economia está na Zona Rural. Daí, a nossa preocupação em estreitar cada vez mais as parcerias com vocês, que produzem no campo o desenvolvimento de nosso Município”, valorizou.

Fizeram companhia a Estevinho, à mesa de abertura, o vice-prefeito Paulo Roberto de Assis (Pavão), o vereador Sérgio Roberto, representando a Câmara Municipal, o gerente Regional da Emater, Celso Luiz de Oliveira e Daniel Dias e o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Rio Novo. Entre as demais autoridades, destaque ainda para os vereadores Geraldo Célio e Paulo Roberto, além do técnico extensionista da Emater, Milton Xavier e do representante do Sicoob, Rogério Henriques Ferreira.

Política agrária de Goianá é exemplo para a região

Em comparação com os demais municípios da região, Goianá está num patamar mais elevado quando se fala em política voltada para o desenvolvimento agrário. A constatação é do gerente Regional da Emater, Celso Luiz de Oliveira. “Pelo que temos visto, nenhum município chegou a esse grau de organização, com incentivos claros e com um projeto tão amplo como este” ressaltou Celso, se referindo ao Programa Alimenta Goianá (PROAGO).

O programa foi lançado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Borges, que fez uma explanação detalhada sobre todos os itens e tirou as dúvidas sobre a lei nº 739/2017. O novo regulamento tem como objetivo impulsionar as ações de apoio ao produtor rural, com melhor organização e critérios de seleção mais claros.

Palestras garantiram conhecimento e capacitação técnica

A segunda palestra do dia foi ministrada pela médica veterinária da Embrapa, Maria de Fátima Ávila Pires, que também elogiou o PROAGO pela inovação e abrangência. Focada no tema “Conforto Animal de Bovinos Leiteiros”, a especialista abordou os cuidados e soluções para garantir o manejo do gado permitindo o bem-estar aos animais e consequente aumento da produtividade.

Como conciliar a produção agrícola com as regras ambientais? Para responder a essa e outras perguntas, o profissional Heverson Vieira desenvolveu o tema “Regularização Ambiental Rural”. O gestor ambiental demonstrou a necessidade de se observar a legislação e novas técnicas de cultivo, para maximizar o potencial das áreas produtivas com o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Na parte final, o evento teve a entrega de prêmios aos vencedores do Concurso de Produção de Feijão, além de homenagens aos vencedores do Concurso Leiteiro e do Concurso de Gado de Argola, realizados durante a Expo Goianá. Também foram realizados os sorteio de brindes e a entrega de certificados a participantes dos cursos do SENAR/Prefeitura.

Clique para ver as fotos