Notícias

Eficiência do PSF é avaliada em programa pela qualidade da Atenção Básica

A determinação para se qualificar e atender cada vez melhor a população explica porque o PSF de Goianá está inscrito no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Pela primeira vez o Município se inscreveu numa fase do programa e se preparou devidamente para receber os avaliadores, com adequação prévia de todos os itens obrigatórios. A visita aconteceu no dia 31 de outubro.

Conduzido pelo Ministério da Saúde, o sistema mede a eficiência das unidades de Saúde em todo o Brasil, por meio de visitas técnicas, análise dos indicadores e entrevistas com os usuários. De acordo com a classificação, o Município recebe recursos federais para investir na Atenção Básica. Quanto maior a pontuação, maior a verba.

Entre os aspectos avaliados em Goianá, estão as condições físicas da unidade, a qualidade e o estado dos materiais e equipamentos utilizados, a disponibilização e armazenamento dos medicamentos, os processos de trabalho e a produtividade, a partir dos indicadores periódicos dos procedimentos realizados.

Os técnicos ainda realizaram entrevistas com os usuários para medir o nível de satisfação com os serviços oferecidos. O resultado geral da avaliação deve sair no início de 2018.