Em 15ª capacitação, goianaenses aprendem a fazer artesanato em fibras naturais

Em mais uma ação do Programa de Capacitações da Prefeitura de Goianá, os moradores do Assentamento Dênis Gonçalves aprenderam como transformar matéria-prima natural em arte e renda. Aconteceu entre os dias 16 e 20 de abril o Curso de Fibras Naturais Flexíveis.

Nessas capacitações, o número de participantes é reduzido para assegurar a um aprendizado eficiente. Normalmente, o número de vagas fica em torno de 10. Por isso, o trabalho retorna a algumas localidades do Município para atender a todos os interessados, como é o caso do Assentamento.

O curso foi oferecido por meio do trabalho conjunto envolvendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Novo e a Prefeitura de Goianá, por meio da Secretaria de Promoção Social e da Diretoria de Indústria, Comércio e Meio Ambiente. Foi a 15ª capacitação garantida por meio da parceria em menos de um ano e meio de trabalho.

A confecção de peças utilitárias como travessas, sacolas e potes fez parte das técnicas repassadas pelo instrutor do Senar. Os participantes ainda aprenderam a produzir itens artesanais voltados para a decoração de ambientes.

Ao final de mais essa ação, o ano de 2018 já contabiliza sete capacitações realizadas. Desde janeiro, também aconteceram os cursos de Apicultura (1ª e 2ª edições), Cuidador de Idosos, Doce de Leite (2ª edição), Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (2ª edição) e Fabricação de Cachaça.

Já os cursos de Fabricação de Picles, de Doce de Leite (1ª edição), de Aparação de Cascos e Ferrageamento, de Prevenção de Acidentes, de Móveis em Bambu, de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (1ª edição), de Produção Artesanal de Alimentos e de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins foram realizados em 2017