Notícias

Em estado de alerta, Saúde vacina contra a febre amarela neste sábado

A Secretaria de Saúde já está agindo para proteger a população goianaense dos perigos da febre amarela. Diante da confirmação de duas mortes pela doença em cidades da Zona da Mata, o trabalho de vacinação está sendo intensificado. Neste sábado, dia 13, a Sala de Vacinas do PSF vai funcionar de 7 às 12 horas. Para o atendimento, as pessoas devem levar um documento de identidade e o cartão de vacinação.

Devem ser vacinadas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose do medicamento ou não tiverem certeza de que estão imunizadas. De acordo com a orientação dos órgãos de Saúde, a dose única da vacina vale por toda a vida. A vacina não é indicada para gestantes e pessoas com mais de 60 anos. Neste caso, a aplicação só deve ser feita com orientação médica.

Além do plantão que será realizado no sábado, a vacinação tem sido feita regularmente no PSF, de segunda à sexta-feira, no turno da manhã. Para reforçar a conscientização, os agentes de Saúde estão aproveitando as visitas para conferir os cartões de vacinação e fazer os encaminhamentos quando necessários.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), já chega a seis o número de pessoas mortas em Minas Gerais, desde julho, vítimas da febre amarela. Os casos foram registrados em Mar de Espanha e Barra Longa, na Zona da Mata, e em Brumadinho, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte.