Goianá | MG

Notícias

Goianá participa de evento em defesa do Sistema Único de Assistência Social

A defesa do Sistema Único de Assistência Social foi a tônica do XX Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social – CONGEMAS, realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Belo Horizonte. O Município de Goianá participou ativamente do e evento, representado pela secretária de Promoção Social Juliana Gomes de Rezende.

De acordo com a organização, o evento contou com aproximadamente 3 mil pessoas, sendo 2.500 gestores do setor. Em todos as palestras, paineis e discussões os participantes denunciaram o desmonte praticado pelo Governo Federal contra o sistema nacional de Assistência Social.

Entre os pontos levantados na carta aberta produzida pelo encontro está o desrespeito às deliberações das instâncias de pactuação intergestores e do Conselho Nacional de Assistência Social. Também são apontados como ataques ao SUAS o congelamento dos recursos e expansões de serviços; a precarização das condições de trabalho e a redução drástica de recursos orçamentários.

No documento os gestores ainda denunciam a imposição de programas como o “Criança Feliz” que se utiliza de recursos da Assistência Social, embora não atenda os princípios e as diretrizes do SUAS. Também são alvos de críticas o Programa “Educação Financeira” e Programa “Bolsa Dignidade”, “que desmoralizam e desrespeitam a dignidade da população beneficiária do Programa Bolsa Família”.