Goianá participa de treinamento sobre novas regras para investimentos da Saúde

A Regional Juiz de Fora do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) recebeu técnicos e gestores de municípios da região numa oficina realizada no último dia 5. O município de Goianá foi representado pela coordenadora de Contabilidade, Helaine Macedo Peters.

O encontro abordou o “Planejamento e a aplicação de recursos do SUS”, conforme as novas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde para vigorar a partir deste ano.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da regional do COSEMS, o secretário de Saúde de Goianá, Lúcio Alvim. As explanações sobre o novo modelo foram feitas pela apoiadora Focal de Contabilidade Leila (TEM O SOBRENOME?) e pela apoiadora Regional Heloísa Sanguim.

Até 2017, a destinação de verbas obedecia a vários blocos de financiamento vinculados a programas pré-definidos. Com a alteração, o direcionamento de verbas passou a seguir duas categorias econômicas.

O bloco de investimentos é direcionado à implantação e manutenção de unidades e outros itens de infraestrutura. Já o bloco de custeio financia as ações e projetos de Saúde, sendo que os recursos são alocados de acordo com a realidade local, a critério das administrações municipais.