Goianá representa Minas em Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica

A eficiência da Saúde de Goianá pode ser medida pela posição de destaque que o setor vem ocupando no cenário regional, estadual e até nacional. Para comprovar, a cidade foi a única, entre os 853 municípios mineiros, a estar presente no VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica do SUS, realizado no final de outubro em Maceió.

A cidade e o Estado foram representados pelo secretário Municipal de Saúde Lúcio Alvim, que também é presidente a Macrorregional Juiz de Fora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – Cosems e membro efetivo da Comissão Farmacêutica do Estado.

O convite para participar do evento partiu do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS.

Entre várias autoridades presentes, destaque para o ministro da Saúde Ricardo Barros, que entregou a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2018), que possui 1.098 ítens.

Lúcio Alvim explica que a participação de Goianá em eventos como o de Maceió, colabora diretamente para o sucesso das ações de Saúde implementadas na cidade.

Ele lembra que a Rename é um importante instrumento de defesa dos direitos dos usuários do SUS. “É por meio dessa lista técnica que a população conhece a indicação de cada ítem, onde pode receber o medicamento e quem é o responsável pelo fornecimento”, explica.

A Rename ficará disponível online, para acesso livre a todos os interessados. Alguns medicamentos que não constavam da relação de 2017 estão presentes na nova lista. Entre eles anestésicos, remédio para pacientes com câncer, antimicrobianos, medicamentos para parto perinatal, nutrição parenteral e antídotos.