Música eleva dimensão do ensino nas escolas municipais

A música é a mais nova aliada no processo de ensino utilizado pela Rede Municipal de Educação de Goianá. Numa parceria envolvendo a Secretaria de Educação e o CRAS, as atividades do Projeto de Música acontecem às sextas-feiras, envolvendo alunos das escolas Prefeito José Loures Ciconeli e Infantil Pingo de Gente.

Os benefícios trazidos pela prática musical justificam muito bem a iniciativa. Estudos confirmam que qualquer experiência com melodias promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem ouve. Isso, independente do estilo e dos instrumentos utilizados.

São habilidades que serão aplicadas pelo aluno, tanto no desenvolvimento das próprias aptidões musicais no futuro, como também no aprendizado de outras disciplinas. Com o ouvido treinado para a observação de ritmos e letras de música, o estudante poderá ser, também, um bom leitor e intérprete de textos.

Ainda estão entre as vantagens da musicalização as oportunidades de interação e cooperação entre alunos e professores, o reforço do foco e da atenção em sala de aula e a exploração do lado criativo dos estudantes.