Reclamações sobre a iluminação pública devem ser feitas pelo 0800-0900-300

Está no rádio, no site e na página oficial do Município no Facebook a campanha de esclarecimento lançada pela Prefeitura, orientando os goianaenses a utilizar o canal correto para solicitar reparos na rede de iluminação pública da cidade. Uma das peças informativas é o comunicado explicando como o sistema funciona.

Para solicitar serviços como a troca de lâmpadas queimadas, qualquer pessoa pode ligar gratuitamente, de fixo ou celular, para o número 0800-0900-300, informando a localização do poste com problema. A central telefônica atende de segunda a sábado de 8 às 20 horas. Outra possibilidade é fazer a reclamação pessoalmente, na Prefeitura.

Na medida do possível, a Administração Municipal monitora as condições da rede de iluminação. Contudo, o melhor fiscal é o morador mais próximo do problema. Aliás, todas as prefeituras brasileiras adotaram esse modelo, em que o cidadão é corresponsável, devendo ligar para um número 0800 para solicitar providências.

Em Goianá, os serviços são realizados pela empresa IFT Engenharia, contratada para atender à resolução da Aneel que transferiu para os Municípios a responsabilidade sobre a manutenção da rede de iluminação pública.

A empresa vem uma vez por semana a Goianá e atende as ordens de serviço abertas na central telefônica a partir das ligações recebidas. Todos os atendimentos estão sujeitos aos prazos estabelecidos e à fiscalização realizada pela Prefeitura.