Notícias

Saúde fortalece ações de prevenção e combate ao escorpião

Atenta à elevação no número de casos envolvendo escorpiões, a Secretaria de Saúde de Goianá está intensificando as ações para evitar acidentes relacionados ao animal. Numa das medidas, os agentes de endemias estão percorrendo toda a cidade para orientar a população e detectar situações que favoreçam a procriação e o aparecimento do escorpião. Além disso, toda a equipe da UBS está de prontidão para esclarecimentos ou qualquer outra medida necessária.

Suporte importante para o trabalho é o folheto explicativo para publicação nas redes sociais e ampla distribuição à comunidade. O material traz uma série de cuidados que devem ser adotados para evitar a picada do animal. Providência indispensável é a limpeza das casas e quintais, com a devida destinação do lixo.

A eliminação de frestas e buracos que possam servir de esconderijo e a eliminação de baratas e outros atrativos do escorpião também estão entre as dicas do material educativo. Em caso de picada, a vítima deve ser conduzida imediatamente para atendimento médico na UBS ou qualquer unidade de urgência e emergência.