Saúde na Escola leva ações educativas ao Estadual Tolomeu Casali

A semana teve boas doses de informação em Saúde para os alunos da Escola Estadual Tolomeu Casali. Palestras realizadas pelo Programa Saúde na Escola abordaram temas variados, visando ao bem-estar dos estudantes e suas famílias. Resultado da adesão do Município a uma iniciativa do Governo Federal, o programa prevê o desenvolvimento de várias ações educativas, em parceria com as escolas e a Secretaria de Educação.

Na quarta-feira, dia 22, o assunto foram as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids). Em sua exposição, a dentista Nara Lopes Muniz se fixou, principalmente, nos cuidados que os jovens devem adotar para se protegerem da Aids e outras doenças transmitidas por meio das relações sexuais. As drogas, causa de muita apreensão entre a comunidade escolar, também foram amplamente abordadas pela profissional.

Outras duas oportunidades de aprendizado vieram na sexta-feira, dia 24. Pela manhã, o procurador Jurídico do Município, Luiz Antônio de Oliveira Lima falou sobre a “Cultura da Paz, Cidadania e Direitos Humanos”.

O advogado, que também é professor e ex-aluno da escola, falou das regras da boa convivência consagradas mundialmente e da importância delas para o fortalecimento da paz e a construção da cidadania.

A relação direta entre o que comemos e como vivemos foi abordada na palestra “Muito além do peso”, ministrada por Karla Evelyn Ferreira, nutricionista do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF).

Durante o evento, que aconteceu na tarde de sexta-feira, os alunos do 6º ano da Escola Estadual Tolomeu Casali aprenderam que os efeitos de uma boa alimentação extrapolam a beleza e a estética corporal. O assunto também esteve em destaque na quinta-feira, dia 23, quando Evelyn falou para alunos de outras turmas da escola.

PSE também esteve na Escola Municipal

Em outra frente do Programa Saúde na Escola, a E. M. Prefeito José Loures Ciconeli recebeu os agentes do PSF numa ação visando à saúde ocular dos estudantes. A equipe da Epidemiologia também esteve na escola, dando prosseguimento ao trabalho de prevenção à dengue.

Veja mais fotos