UBS amplia atendimento aos sábados e adéqua funcionamento durante a semana

Desde o dia 1º de fevereiro, a Unidade Básica de Saúde de Goianá vai funciona em novo horário. Agora o atendimento é realizado de segunda à sábado, das 7 às 19 horas. As mudanças visam adequar a rotina de trabalho aos horários de maior demanda. Outro objetivo é contornar as dificuldades financeiras e, mesmo assim, continuar oferecendo serviços de qualidade à população goianaense.

Avanço importante é a ampliação do atendimento aos sábados, em resposta a uma antiga reivindicação dos usuários. Já de segunda à sexta-feira, um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde comprovou que, no período de 19 às 22 horas, a procura é reduzida, o que justificou a correção na escala, sem prejuízo aos usuários.

As adequações também têm relação direta com a grande crise financeira que vem afetando os municípios, com quedas drásticas na arrecadação. A situação é agravada pela postura do Governo Estadual, que não tem repassado às prefeituras os recursos da Saúde. Só para o município de Goianá são devidos mais de R$ 350 mil.

O débito compromete diretamente os serviços prestados à população, já que a Prefeitura é forçada a assumir obrigações extras para evitar o colapso do atendimento. “Os ajustes são indispensáveis para manter os serviços em funcionamento. Apesar disso, a população pode ficar tranquila. A qualidade será mantida”, garante o secretário de Saúde Lúcio Alvim. Ele lembra que o plantão aos domingos ainda está nos planos e que depende da quitação da dívida do Estado com a Saúde do Município.